O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

terça-feira, 31 de maio de 2011

As Cleopatras - cap 1


As Cleopatras - minisserie




Agora que você já sabe tudo sobre as famosas Cleopatras Ptolomaicas, vamos a um pequeno e raro achado! Uma minisserie de 1982 que segue a linha do super sucesso dos anos 70, "Eu, Claudio".

A minisserie é de conteúdo adulto e está totalmente em ingles birtanico e sem legendas. Mas super vale a pena ver se você for um afixionado pelos Ptolomeus como eu, pois conta boa parte da historia da dinastia sem nos poupar dos detalhes mais sorditos!

A minha ideia é fazer um post por capitulo com um pequeno resuminho pra quem não entender direito o que está acontecendo.

Espero que goste!

As Cleopatras - capitulo I




A historia começa com a morte de Ptolomeu VI na Síria. Sua esposa Cleopatra II é a regente em seu lugar e acaba sendo pressionada a se casar com seu outro irmão Ptolomeu VIII, rei de Cirene e que possue otimas relações com a promissora Roma.
Assim que chega em Alexandria, Ptolomeu manda matar Ptolomeu Eupator (que ficou historicamente conhecido como Ptolomeu VII, o faraó ptolomaico que nunca reinou) pra eliminar a concorrencia.
Cleopatra II fica gravida de Ptolomeu VIII, e o filho nasce na época da coroação, que acontece em Menfis, por isso o menino ganhar o nome de Ptolomeu Menfita. Na mesma epoca, Ptolomeu engravida sua sobrinha Cleopatra III, e acaba casando com ela também. O governo fica nas mãos de Ptolomeu VIII, Cleopatra II e Cleopatra III.
Durante uma revolta em Alexandria, a familia real foge pro Chipre, e somente Cleopatra II fica, aproveitando a deixa pra dar um golpe de estado e se auto-declarar unica regente do Egito. Cleopatra II associa o filho Ptolomeu Menfita como seu co-regente, mesmo com o menino de 12 anos ausente, estando no Chipre junto com o pai, a madrasta e seus 5 meio-irmãos.
No aniversario de Cleopatra II, Ptolomeu VIII lhe manda um presente inesquecivel.

Não perca o segundo episodio!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!