O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Cleopatras - parte 1

As Cleopatras

Muita gente não sabe que existiram mais Cleopatras antes e depois de Cleopatra VII, a mais famosa rainha da historia imortalizada pela belíssima Liz Taylor!

Então vou falar um pouquinho delas agora, Cleopatras, ptolomaicas ou não, mas nem por isso menos ilustres. As duas primeiras Cleopatras de quem vou falar, não são da dinastia ptolomaica, mas tiveram uma certa ligação com elas.


Cleopatra Euridice

Felipe II da Macedônia

A primeira escolhidas pra esse post não se chamava Cleopatra até se casar com o rei Felipe II da Macedônia, na verdade, ela se chamava Euridice, e acabou adicionando o nome Cleopatra após o casamento. Cleo Euridice pertencia à uma família da nobreza macedônica, e acabou noiva de Felipe através de um acordo diplomático com se tio Átalo. Mas essa Cleopatra, na verdade, não fez nada que a colocasse em posição de destaque além de ter servido de pivô pra mais uma das conturbadas brigas do casal real, Felipe e Olimpia.

Foi no casamento Cleo Euridice que Felipe e Alexandre brigaram feio, e que acabou com o príncipe exilado. Olimpia, a rainha de Felipe, e esposa principal (Felipe teve diversas esposas e diversos filhos e vou fazer um novo post sobre eles mais pra frente), não estava gostando nada nada desse novo casamento, até porque, Átalo, o tio da nova esposa, um forte opositorr à rainha de origem epírota, anunciou sem o menor pudor que agora Felipe teria uma verdadeira rainha macedônica e um novo herdeiro, dessa vez 100% macedônico, para o trono. Claro que Alexandre, que nunca levou desaforo pra casa não iria deixar barato, e o bate boca regado à vinho, deu no que deu: Felipe apoiou Átalo ao invés de proteger a honra do próprio filho e herdeiro, Alexandre se recusou a pedir perdão a Átalo (com razão, diga-se de passagem) a briga acabou quase em morte e o resultado final foi o exílio de Alexandre por 2 anos em Épiro.

Durante esse meio tempo, Felipe e Cleo Euridice tiveram dois filhos, um menino e uma menina, Karanus e Europa, a familia dela ganhou verdadeiro prestigio real, e Átalo se beneficiou horrores com isso, até que...

Dois anos após o exilio, Alexandre e Felipe finalmente fizeram as pazes, e o príncipe pode voltar pra casa, e sendo confirmado como herdeiro do trono. Após a morte de Felipe, houve diversas conspirações, e não precisou de muito pra que Olimpia mandasse matar os filhos de Cleo Euridice (que mesmo ainda bebês, eram uma ameaça não só ao trono de Alexandre, mas ao dela também), fazendo com que a rival se suicidasse no cativeiro. Átalo também acabou tendo um destino nada agradável.


Cleopatra da Macedônia

campanha de Alexandre de Épiro

A segunda delas, Cleopatra da Macedônia, era a filha de Felipe II e Olimpia de Épiro, ou seja, irmã de Alexandre o Grande. O casal teve apenas esses dois filhos, e entre todas as filhas de Felipe, ela é a que tem o maior destaque justamente por ser irmã de Alexandre.

Cleo da Macedônia teve uma enorme importância dentro da historia helenística, apesar de não ser muito conhecida do publico em geral. Ela esteve envolvida em diversos momentos decisivos de sua dinastia. Afinal, foi no casamento dela em que Felipe II foi assassinado, e conseqüentemente, Alexandre se tornou o novo rei da Macedônia. Mas apesar do assassinato do pai, o casamento não foi adiado e ela se casou com Alexandre, seu tio e rei de Epiro. Na época de seu casamento, Cleo tinha 18 anos.

A jovem rainha teve 2 filhos, Cadmeia e Neoptolemos, antes do marido, que era amigo e aliado de Alexandre III da Macedônia - que na época ainda não era O Grande - , tivesse ido pra guerra para conquistar o lado oeste da Europa, enquanto seu cunhado partia para o oeste. Pelo que tudo indica, os dois Alexandres tinham grandes planos de expansão de seus impérios de comum acordo.

Alexandre de Epiro morreu poucos anos depois de começar sua campanha, e Alexandre da Macedônia se tornou Alexandre Megas - o Grande - e morreu na Babilônia após 10 anos da maior e mais bem sucedida campanha militar de até então. Cleo assumiu o governo do reino de Épiro ao lado da mãe, sendo regente dos filhos ainda crianças, um costume incomum no mundo helenico, já que só em Épiro a rainha tinha esse privilegio.
Durante sua regencia, Cleo exerceu um enorme papel diplomatico entre Épiro e a Macedonia, e atual religiosamente sendo a unica mulher sendo listada na lista de sacerdotes epirotas.

Após a morte de seu irmão Alexandre, Cleo quase se casou com Leonato, sob o incentivo da mamis Olimpia, mas o noivo morreu antes do casamento, então ela se casou novamente com outro dos generais de Alexandres, Perdicas, mas teve um enorme bafafá pois Perdicas rejeitou Nikaia, a filha do regente Antipatros, pra se casar com Cleo, e não muito tempo depois ela já era viúva de novo.

Olympias de Épiro

Nesse meio tempo, entre muitas guerras e conspirações, a família real foi completamente dizimada, incluindo o filho de Alexandre e Roxane, Alexandre IV, que na época tinha apenas 13 anos, sua mãe Olimpia, seu meio-irmão Felipe Arridaios e sua esposa Adeia Euridice, que na epoca eram rei e rainha em oposição à Olimpia.

Após a morte do filho de Alexandre, Cleo se tornara o melhor partido do mundo helênico, já que quem se casasse com ela se tornaria o novo rei da Macedônia. E sua mão começou a ser disputadíssima por todos os sucessores de Alexandre. Cleo rejeitou todos os pedidos, mas após algum tempo, exilada em Sardes sob o dominio de Antigonos Monoftalmos, acabou escolhendo Ptolomeu, mas foi interceptada pelos concorrentes rejeitados na sua tentativa de fuga e acabou morta antes de chegar ao Egito.

Essa Cleopatra, muito possivelmente, era meia irmã de Ptolomeu, já que diversos historiadores acreditam que Ptolomeu era um filho bastardo de Felipe II da Macedônia e meio-irmão de Alexandre também, daí vem a ligação da primeira Cleopatra com a Dinastia Ptolomaica. Mas como meio-irmãos que não tivessem a mesma mãe podiam se casar dentro dos costumes greco-macedônicos, o fato de serem ou não meio irmãos não iria ser um obstáculo pra que o casamento fosse consumado.


Cleopatra I

Cleopatra I Syra

Os Ptolomeus demoraram algumas gerações até a próxima Cleopatra entrar em sua historia em definitivo, dando inicio a uma sucessão de homônimas, aonde o nome Cleopatra acabaria por se tornar uma especie de título essencial pra todas as rainhas ptolomaicas, até chegar na mais famosa delas, a Cleopatra VII, e olha que essa primeira Cleopatra sequer era egípcia, muito menos ptolomaica.

Cleopatra I era selêucida, a principal dinastia rival dos Ptolomeus, uma princesa síria de origem helênica, uma das filhas de Antioco III e Laodice III. Justamente por ser selêucida que a princesa passou a ser chamada de Cleopatra Syra pelos alexandrinos.

O casamento de Cleo Syra com Ptolomeu V, foi mais um dos muitos casamentos diplomáticos entre selêucidas e ptolomeus para dar um tempo durante suas intermináveis guerras. Na época do casamento, a princesa tinha por volta de 10 anos de idade, e Ptolomeu V tinha 11, e apesar de Ptolomeu V já ser o faraó, quem governava era o regente, até porque, seus pais já estavam mortos desde seus 5 anos de idade, e ele não tinha idade nenhuma pra poder assumir o trono. O casal real teve 3 filhos, Ptolomeu VI, Ptolomeu VIII e Cleopatra II, que se casariam entre si e assim todos usaram a coroa real egípcia.

Dizem as más linguas, que Cleo deu fim no marido pra reinar sozinha. Após a morte de Ptolomeu V, Cleo Syra, se auto-intitulou Filometor (mãe amada) e passou a reinar sozinha como regente do filho Ptolomeu VI, que ainda não tinha idade pra assumir o trono sozinho. Ela foi a primeira rainha ptolomaica a reinar totalmente sozinha.

===

No proximo post, falarei da confusa relação entre Cleopatra II e suas filhas Cleopatra Thea e Cleopatra III. Além da mais complicada ainda de Cleopatra III e sua prole de reis e rainhas do Egito!

Aguardem

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!