O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Cleopatras - parte 3

As Cleopatras

E chegou a vez das Berenices e Trifenas cleopátricas.

Berenice III 'Cleopatra'

Berenice III Cleopatra

Única filha legitima de Ptolomeu IX, esposa de seu tio Ptolomeu X Alexandre e de Ptolomeu XI Alexandre, Berenice III é considerada a ultima descedente incontestavelmente legitima dos Ptolomeus.

Quando seu pai, Ptolomeu IX Soter Latiros foi deposto, Berenice continou no Egito sob a tutela de sua avó, Cleopatra III. E provavelmente se casou com seu tio e co-regente da vovó Cleo III, Ptolomeu X Alexandre, pouco antes dele matar a propria mãe.
Berenice teve pelo menos uma filha com ele, Cleopatra V, mas acredita-se que tivesse tido pelo menos mais um filho ou filha... E ela ainda acabou adotando o filho de Ptolomeu Alexandre, que também se chamava Ptolomeu Alexandre, mas o menino não voltou pro Egito na ocasião, continou vivendo na Ilha de Cós aonde já vivia desde antes do casamento de seu pai com Berenice. Cós era mais um territorio ptolomaico, assim como o Chipre.

Berenice se tornou um rainha bastante querida pelo povo de Alexandria, mas seu tio-marido não dava uma dentro. Depois de estrangular a propria mãe durante uma bebedeira, o super individado Ptolomeu X Alexandre (que ainda não tinha pago as tropas mercenarias que lhe deram o trono do Egito) resolveu substituir o suntuoso sarcofago de ouro de Alexandre o Grande por um de alabastro, e como o sarcofago era aberto à visitação publica, assim que o povo viu a substituição e soube que o faraó tinha derretido o sarcofago pra pagar suas dividas, a revolta tomou Alexandria fazendo a familia real fugir. Berenice e sua filha foram junto, claro!

Ptolomeu Alexandre tentou então invadir o Chipre, mas foi derrotado, então ele fugiu pra Myra, na Lícia, pra se reorganizar e voltar pro Egito, mas acabou voltando pro Chipre aonde morreu em uma batalha. Mas como se já não tivesse feito besteira o suficiente, Ptolomeu Alexandre deixou o trono do Egito (mesmo não sendo mais um rei egipcio e sim um rei deposto) pra Roma pra conseguir o apoio militar dos romanos, e esse testamento daria muita dor de cabeça pro futuros ptolomeus...

Com Ptolomeu Alexandre fora do Egito, o pai de Berenice reconquistou seu trono, e ela pode voltar pra casa, aonde se reconciliou com o pai e conseguiu o posto de co-regente ao seu lado até o fim de seu reinado.

Após a morte do pai, Berenice foi pressionada pelo senado romano à se casar com seu primo e enteado, Ptolomeu XI Alexandre, aquele mesmo que ela tinha aceitado adotar e que nunca tinha visto na vida. Ptolomeu XI Alexandre, havia vivido boa parte da vida em Cós, mas acabou refém de Mitridates IV de Ponto junto com outros principes ptolomaicos (inclusive Ptolomeu Auletes - o pai da famosa Cleo - e o irmão deste Ptolomeu Chipriota) após o ataque do rei à ilha, e numa reviravolta do destino, neste momento vivia em Roma como hospede-refém de Sula. Pra Roma, ter esse jovem Ptolomeu como rei era uma mão na roda, já que estava completamente nas mãos dos romanos, e por isso Roma poderia tratar o Egito como mais de seus reinos clientes.

Mesmo a contragosto, ela acabou se casando com ele, mas Ptolomeu não perdeu tempo e assassinou sua recém esposa duas semanas após o casamento. Quando o povo de Alexandria soube o que o novo rei havia feito com sua amada rainha, massacrou Ptolomeu deixando o trono egípcio vago e sem nenhum herdeiro à vista.


Cleopatra V Tryphaena

Filha de Ptolomeu X, provavelmente de Berenice III. Cleo V foi a princesa ptolomaica que validou a coroa de Ptolomeu XII. E é a provável mãe da famosa Cleopatra!

É quase certo que era filha de Berenice III Cleopatra e de Ptolomeu X Alexandre. Mas alguns historiadores acreditam que fosse alguma irmã de Ptolomeu XII Auletes, também dada como ilegítima. De qualquer forma, foi o casamento dela com Ptolomeu XII Auletes que legitimou o seu reinado como faraó, já que ele estava longe da linha de sucessão ptolomaica, era considerado um filho bastardo de Ptolomeu IX (quase certamente de seu casamento anulado com Cleopatra IV) e só se tornou faraó por um total golpe de sorte!

Mas se sabe muito pouco sobre ela. Tanto que a confudem com Cleopatra Selene, que também é tida como Cleopatra V Selene I, e com Cleopatra V Trifena, que não se sabe se era V ou VI, assim como não se pode ter certeza absoluta de quem eram seus pais. Tudo é muito vago sobre ela, só se sabe que ela existiu e que foi a mãe de Berenice IV, e muito provavelmente da famosa Cleopatra VII.

Como eu estava dizendo logo acima, existe muita polemica entre essas duas Cleopatras. Enquanto vários historiadores acreditam que tenham sido a mesma rainha, outros contestam devido às incoerências de datas em que reinaram. Cleo V teria sido retirada dos documentos reais em 69 a.C, ano em que Cleo VII nasceu, e supõem-se que tivesse morrido poucos meses após o nascimento da filha. Enquanto que Cleo VI Trifena governou ao lado de Berenice IV durante o golpe de estado contra Ptolomeu XII em 57 a.C, aonde teria sido eliminada por Berenice com aproximadamente 6 meses de co-regencia. Portanto não poderiam ser a mesma pessoa.

Existe uma teoria recente de que Cleo VI Trifena fosse na verdade, uma filha de um casamento anterior ao de Cleo V e Ptolomeu XII Auletes, e que ela teria se casado com o padrasto após a morte da mãe, sendo assim, a mãe dos 3 filhos mais novos de Auletes. Mas é claro que não da pra ter certeza de nada, já que não existe nenhum registro de qualquer outro casamento de Cleo V antes de Ptolomeu XII, e que por muito tempo, Cleo VI Trifena foi tida como filha mais velha de Ptolomeu XII e Cleo V. Haja confusão!!!

Por enquanto, ficamos na expectativa de que descubram algo sobre essa misteriosa rainha pra podermos tirar a limpo se eram duas ou apenas uma, de quem era filha e de quem foi mãe... Cruzemos os dedos!


Ptolomeu XII Auletes


Cleopatra VI Tryphaena

Filha ou enteada e 2a esposa de Ptolomeu XII Auletes, e a possivel mãe dos 3 filhos caçulas de Ptolomeu XII, Arsinoe IV, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV.

Quando Ptolomeu Auletes foi à Roma negociar seu reconhecimento publico como rei do Egito, e conseguir o titulo de amigo e aliado do povo romano, deixou Cleo VI Trifena como regente. Auletes pagou propinas absurdas pra conseguir esses titulos que lhe dariam uma certa segurança caso o fatidico testamento de Ptolomeu X Alexandre fosse levado a serio pelos romanos. Mas as altas somas pagas por Auletes só garantiram a segurança do trono egípcio, ms não a independencia do Chipre que era governado por seu irmão, que também se chamava Ptolomeu, claro!

O fato é que Roma tomou o Chipre pra si, e Ptolomeu Chipriota se suicidou por não aguentar a situação... E o povo de Alexandria ficou possesso por Auletes não ter protegido o irmão e perdido o Chipre pra Roma... Auletes que mal tinha voltado pro Egito, teve que fugir às pressas pra Roma, deixando Cleo VI Trifena e sua filha mais velha Berenice IV no trono.

Com o apoio do povo, Berenice IV deu um golpe de estado e se tornou a nova rainha do Egito. E não se sabe ao certo se Cleo VI Trifena deu o golpe ao lado de Berenice ou se estava lutando contra ela pelos interesses de Ptolomeu Auletes, mas o fato é que as duas foram reconhecidas como unicas rainhas do Egito durante o exilio de Auletes. Pouco mais de 6 meses depois do golpe, Berenice deu cabo de Cleo IV Trifena. Mas como diriam os antigos, a batata dela já estava assando e pouco mais de um ano depois ela foi derrotada e executada por seu pai.


Berenice IV 'Cleopatra'


Berenice IV

Filha mais velha de Ptolomeu XII Auletes e irmã mais velha da famosa Cleopatra. Apesar de não ser chamada de Berenice Cleopatra como sua avó materna, foram encontradas algumas inscrições se referindo à ela como Cleopatra durante seu breve reinado.

Berenice era a tipica princesa mimada! Amava moda, festas e jóias. Ela era muito preguiçosa e medrosa, tinha medo especialmente dos camponeses, escravos e qualquer forma de classe social mais baixa. Só falava sua língua nativa, o grego, e não tinha sido educada pra ser rainha. E devido à sua falta de ética, ela ignorou os camponeses, fazendo dela uma líder pouco popular. Apesar de seus defeitos, ela era uma pessoa gentil e carinhosa com seus amigos e familiares, e também era muito bonita.

Berenice não devia ter 20 anos quando seu pai precisou fugir de Alexandria após a deposição de seu tio Ptolomeu Chipriota, rei do Chipre. E com o apoio do povo, ela deu um golpe de estado e se coroou rainha do Egito ao lado de sua irmã Cleo VI Trifena, em oposição a seu pai. Mas a mimada Berenice não se contentou em dividir o governo e pouco mais de 6 meses de co-regencia depois, envenenou Cleo IV Trifena.

Mas seus cortesão começaram a pressiona-la pra que se casasse, e nessa epoca, quase não existiam mais principes helenicos que poderiam ser aceitos como rei de uma rainha ptolomaica. Encontraram então o ultimo dos seleucidas, seu primo Seleuco Kybiosaktes, filho de Cleopatra Selene. Ela topou se casar, mas detestou o novo marido que fedia à peixe podre, e poucos dias depois do casamento mandou executa-lo!

Claro que a pressão por um marido não diminuiu depois da morte do recém casado Seleuco Kybiosaktes, e Berenice conseguiu um principe de segunda linha, um filho de um general helenico chamado Arquelau que se dizia filho de Mithridates V de Ponto, também chamado Arquelau. Arquelau, que era um otimo soldado, largou então a esposa e o filho (que também se chamava Arquelau) pra se casar com Berenice e se tornar o novo rei do Egito.

Berenice e Arquelau entraram em guerra contra Ptolomeu Auletes, que finalmente conseguira comprar os romanos pra que lhe dessem um exercito. O romano que cedeu o exercito de Auletes foi Aulo Gabinio, e o comandante da cavalaria que lideraria os ataques e venceria o casal reinante do Egito não era ninguem menos que o futuro cunhado de Berenice, Marco Antonio. Arquelau acabou morrendo em batalha, e o exercito egípcio se rendeu a Antonio.

Com a tomada de Pelusium e a entrada em Alexandria pelos mercenarios romanos de Auletes, a jovem viuva Berenice ficou sem saída, e foi executada a mando de seu pai, abrindo espaço pra que sua irmã, a famosa Cleo, fosse a primogenita do faraó, e portanto a proxima rainha ptolomaica.


===

No proximo post falarei da super famosa, poderosa, vitaminada, absoluta, primeira celebridade da historia, Cleo VII, de sua irmã Arsinoe, que apesar de não ser Cleopatra, seria totalmente digna do nome-titulo, e de Cleo Selene, a filha da Cleo e do Marco Antonio.

E outras princesas helenicas e judias chamadas Cleopatra? Esse post ainda está por vir!
Aguarde!

;)

Aguarde!

Um comentário:

  1. Tenho que admitir que foi uma surpresa e tanto ver esta série compulsiva de posts sobre as Cleopatras. Além de ser um assunto genial, teu jeito de contar deixou o texto bem leve, e mesmo comprido passou voando!
    Fico na espera dos próximos posts da série!
    Aliás, conheci uma Cleopatra... vai ser o assunto do meu próximo post, olha só. Ou mais o menos. Enfim, vai ter uma Cleopatra, uma delas.

    Wally

    ResponderExcluir

Use esse papiro para se comunicar conosco!