O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Cleopatras - parte 4


As Cleopatras

Chegamos agora à famosa Cleo!
Falar da famosa Cleo é super dificil pra mim, porque eu estudo a vida dela há tantos anos, sei tanto sobre ela que nunca sei por onde começar ou quê apontar pra que o texto fique legal. Na verdade, eu sempre tenho que me conter, pois esse é um assunto que me fascina tanto que se deixar eu falo horas e horas sobre ele e não sinto vontade de parar...
Mas vamos à ela!

Cleopatra VII Thea Philopator Neotera

A famosa Cleo era filha de Ptolomeu XII Auletes e provavelmente de Cleopatra V. Foi a primeira celebridade da historia, e a mais famosa rainha de todos os tempos!



Hoje não é preciso nem completar seu nome pra que instantaneamente lembremos dela (e de Liz Taylor, rsrs). Ela virou um verdadeiro estereotipo de rainha egípcia, mesmo sendo de origem greco-macedonica, e falar dela gera polemica desde a epoca em que ela ainda estava viva!

Cleo nasceu em Alexandria, era a segunda ou terceira filha do faraó Ptolomeu Auletes, e portanto, não tinha muita probabilidade de se tornar rainha do Egito, talvez de algum outro reino, mas até isso seria pouco provavel já que na época em que ela nasceu, Roma já estava engolindo todos os reinos helenicos ao redor do Mediterraneo, e até mesmo a dinastia seleucida, principal rival dos Ptolomeus e pra onde muitas princesas ptolomaicas íam pra se tornarem rainhas pelos ultimos dois séculos, não existia mais. Sabe-se lá se teriamos noticias de Cleo se suas irmãs mais velhas não tivessem aprontado...

Cleo tinha 10, 11 anos quando seu pai precisou fugir de Alexandria por causa da morte de seu irmão Chipriota, e suas irmãs Cleo VI Trifena e Berenice se tornaram rainhas. Suas irmãs devem ter se degladiado entre elas durante todo o periodo de co-regencia, tanto que Berenice tirou Cleo VI Trifena de cena bem rapidinho. Com Berenice IV reinando como única governante do Egito com o apoio dos alexandrinos (que ainda estavam revoltadissimos com Auletes), seu pai precisou pedir ajuda pros romanos pra reconquistar a sua coroa.

Mas esse processo entre pedir e conseguir o auxilio dos romanos era demorado, já que eles inventavam as desculpas mais esfarrapadas do mundo pra conseguir uma propina mais alta. Na época em que Auletes estava em Roma pedindo o apoio, os romanos usaram como desculpinha que uma profecia dizia que nenhum romano deveria dar um exercito pra um rei egipcio pois isso traria sua ruina e blablabla wiskhas sachê. Mas quando o valor da propina aumentou mais um pouco, eles deram um jeito de burlar a profecia e auxiliar Auletes. O romano que drilhou a tal profecia era Aulo Gabinio, o mesmo que tinha dado cabo de um ex-pretendente de Berenice. Gabinio deu o exercito, mas mandou a cavalaria na frente pra ir "liberando" o caminho. E o comandante de cavalaria era ninguem menos que o jovem Marco Antonio.

Antonio derrotou o marido de Berenice, Arquelau, que moreu durante a batalha, e sem um lider, o exercito egípcio se rendeu a ele. O normal seria punir arduamente os revoltosos, mas Antonio era muito boa praça, e foi clemente com eles. O ato em si fez com que os egipcios se apaixonassem por ele. Até sua morte, Antonio era adorado pelos egípcios, e tudo começou aí!

Mas com o exercito rendido e Berenice capturada, Ptolomeu Auletes teve seu trono de volta, e seu primeiro ato como faraó foi executar a filha traidora. Com a morte de Cleo VI Trifena e Berenice IV, a jovem princesa Cleopatra passou a ser a primogenita do faraó, a proxima rainha do Egito.

É claro que nessa epoca, aonde ela tinha uns 13, 14 anos, Cleo e Antonio devem ter se conhecido, mesmo que de relance, pois era costume o rei dar um banquete em homenagem aos aliados durante suas estadas em Alexandria, e com certeza não foi diferente com Antonio. Fora que Cleo já tinha idade pra participar desses banquetes, e como filha primogenita, seria praticamente uma obrigação estar ao lado do pai nessas ocasiões. Mas Antonio foi embora logo do Egito, estava só começando a sua brilhante carreira militar e ainda tinha muitas guerras pra lutar. Mas Gabinio e alguns batalhões continuaram no Egito por mais um tempo.

Com Cleo associada ao trono, é bem provavel que o seu já super intenso aprendizado com os tutores alexandrinos (os melhores do mundo) fosse intensificado pra que ela aprendesse tudo que precisaria saber pra ser rainha. E Cleo se especializou em politica, estrategia militar, oratoria..., além de aprender diversas linguas! Na época em que esteve em Roma com Cesar, Cleo falava 9 linguas fluentemente, e uma delas era o kemita (a lingua egípcia nativa) que nenhum antepassado seu tinha tido a curiosidade ou boa vontade pra aprender. Se isso não fez com que os egípcios não-alexandrinos não gostassem de sua jovem rainha, deve ter tido um peso bem grande na sua adoração pela Cleo.

Mas voltando, Cleo foi associada ao trono de seu pai, e 4 anos depois quando ele ficou doente e morreu, seu status como rainha era irrefutavel. Mas.... Sempre tem um mas, não é mesmo? Mas, seu pai deixou em testamento, que seu irmão mais velho, Ptolomeu XIII, que na epoca tinha 10 anos de idade, se casassem com ela e fosse faraó ao seu lado, e enquanto não tivesse idade pra reinar, seria orientado por seus conselheiros, o eunuco Potino, o tutor Theodoto e o general Aquilas. E esse triozinho do mal, odiavam a Cleo! Começou que Cleo batia de frente com os conselheiros do irmão, e eles viviam boicotando a Cleo num verdadeiro braço de ferro pra ver quem podia mais, e olha que Cleo, com apenas 18 anos de idade, não era uma adversaria qualquer não! Pelo contrario, inteligentissima, vivia dando um chapeu na aliança triplice egípcia.

Mas a vida da Cleo também não estava lá muito facil. No começo do seu governo teve fome no Egito, e os egícpios sempre culpavam o faraó por conta desses probleminhas, e a situação com Roma vivia na corda bamba, principalmente com as guerras civis que eles travavam entre si e que acabava sempre atingindo reinos que não tinham nada a ver com isso. O problema é que o pai da Cleo devia muito a Pompeu, e quando Pompeu entrou em guerra com Cesar, seu filho, Cneu Pompeu foi pedir navios egípcios pra Cleo, e mesmo contra a vontade dos conselheiros do irmão, ela deu os navios em troca da gratidão que sua familia tinha por Pompeu. Isso serviu de estopim pra que dessem um golpe de estado nela. Cleo precisou fugir de Alexandria, e como muitos antepassados seus faziam, foi pra Siria pedir auxilio militar pra reconquistar seu trono. Cleo então ficou acampada diante do exercito egípcio na fronteira do Egito por um ano, sem que nada acontece entre eles...

Nesse meio tempo, Cesar venceu Pompeu, e Pompeu fugiu pra Alexandria, aonde era amigo dos Ptolomeus e com certeza conseguiria sua ajuda. E os conselheiros deram um excelente conselho ao rei menino: Não precisamos apoiar um perdedor, é mais facil mata-lo, assim Cesar verá que somos seus aliados e não seus inimigos! E assim que Pompeu pisou na praia de Alexandria, Aquilas estava lá pra ordenar sua morte. Cesar chegou no Egito poucos dias depois, e na primeira oportunidade, o rei menino Ptolomeu XIII, deu um cesto de presente pra Cesar com a cabeça de Pompeu dentro. Mas.... Cesar não gostou nada nada do presente, apesar da guerra, ele gostava de Pompeu, Pompeu tinha sido seu genro, e quem eram esses egipcios pra decidir se Pompeu merecia ou não morrer? É... o tiro saiu pela culatra pra Ptolomeu e seus conselheiros!

Cesar então se instalou no palacio e resolveu ficar por lá pra botar ordem no galinheiro, afinal, como romano, ele poderia se assegurar que o testamento de Ptolomeu Auletes (o pai da Cleo e do Pto XIII, não o do tio maluco que deixou o Egito pra Roma por despeito) fosse cumprido. E convocou o jovem casal reinante pra decidir a pendenga. Mas Cleo não estava no Egito, e estava proibida de voltar sob pena de morte. E é nesse momento que Cleo entra pra historia com uma das entradas mais inusitadas de todos os tempos: Ela entrou escondida em Alexandria junto com um mercador chamado Apolodoro, e entrou num saco de estopa ou se enrolou no famoso tapete, sendo assim contrabandeada pros aposentos de Cesar sem que ninguem desconfiasse. Quando Cesar "desembrulhou o presente" da rainha do Egito, se surpreendeu com a propria rainha a seus pés! Claro que a admiração por ela começou aí.



No dia seguinte, quando Ptolomeu XIII entrou nos aposentos de Cesar e deu de cara com sua irmã, teve um crisezinha de raiva, jogou a coroa no chão e saiu correndo pelo palacio gritando que tinha sido traído! Comportamento nada adequado a um rei, convenhamos!
Pto XIII não queria reinar com a Cleo, que fazia o que bem entendia sem pedir a opinião dele, ele queria reinar com sua irmã Arsinoe, que era sua aliada! Mas Cesar não quis saber não, fez Cleo e Pto XIII se reconciliarem pra que cumprissem suas obrigações com Roma. E pra que Arsinoe sossegasse a periquita, devolveu o governo do Chipre à Casa dos Ptolomeus, fazendo de Arsinoe e do irmão caçula deles, que também se chamava Ptolomeu, fossem seus governantes como rei e rainha do Chipre.

Arsinoe, que apesar de ser apenas uma adolescente, não ficou satisfeita, ela queria o trono do Egito! E durante a noite, fugiu do palacio com seu tutor Ganimedes, pra se juntar ao exercito. Seu primeiro ato como nova comandante do exercito foi matar Aquilas, e por Ganimedes no lugar, e ser declarada a verdadeira rainha do Egito pelo exercito, claro! Com Arsinoe como rainha, o exercito passou a exigir que Cesar libertasse o rei que estava feito de refém dos romanos. E Cesar, aconselhado por Cleo, não pensou duas vezes e mandou Pto XIII ir encontrar seu exercito pra desmobiliza-lo e acabar com a guerra. Claro que era mais uma estrategia pra tirar Ptolomeu da jogada, pois sabiam que assim que ele chegasse até as tropas, iria pra cima dos romanos com tudo.

Rolou então a guerra alexandrina, aonde quase incendiaram a cidade, mas no final, Ptolomeu acabou morrendo afogado durante a batalha (quem mandou usar armadura de ouro, né?), Arsinoe capturada e Cleo confirmada como rainha com o apoio não só de Cesar, mas do exercito romano que estava ali pra manter a ordem. O bafafá era que além de dar um exercito e devolver o trono pra Cleo, Cesar também acabou engravidando ela. Antes de ir embora do Egito pra resolver outras guerras na região, Cesar casou Cleo com o irmãozinho mais novo, Pto XIV, que tinha só 10 anos de idade. O filho deles, Ptolomeu Cesar que acabou virando só Cesarion, nasceu um mes depois que Cesar deixou o Egito.

No ano seguinte, Cesar convidou Cleo pra ir à Roma prestigiar o seu triunfo e ela foi. Em Roma, Cleo pode sentir pela primeira vez o gostinho da vida de celebridade, pois todos queriam ver e conhecer a rainha do Egito. Ela dava festas disputadissimas na mansão que Cesar tinha alojado à ela, seu irmão-marido, Cesarion e toda a comitiva real. E também recebia inumeros convites. Roma estava fascinada pela jovem rainha que era tão carismatica e inteligente. Cleo lançou moda em Roma, a mulherada romana passou a usar roupas e penteados inspirados na rainha, e não, os penteados imitados não tinham absolutamente nada a ver com o corte chanel com franjinha que todo mundo assimila com o nome dela.

Cleo esteve presente no triunfo de Cesar, aonde sua irmã Arsinoe foi desfilada acorrentada como prisioneira inimiga de Roma, e permaneceu em Roma por mais 2 anos. Cleo só foi embora de Roma após o assassinato de Cesar, ela já estava de partida mesmo, pois Cesar iria começar uma nova campanha militar e não tinha porque ela continuar em Roma se ele não estivesse por lá. Fora que ela era rainha do Egito e não era bom ficar tanto tempo assim longe do trono. Mas com a morte de Cesar, ela apressou sua volta pra casa, esperando apenas pela leitura do testamento dele, que pra decepção dela, não mencionava Cesarion. Quando Cleo foi embora de Roma, ela estava gravida de Cesar de novo, mas acabou perdendo o bebê. Seu irmão-marido Ptolomeu XIV acabou falescendo poucos meses após seu retorno, pode ser que fosse por causa de alguma doença, muito comum na época, ou pode ser que ela tenha matado ele como muitos acreditam, mas eu prefiro não dar a minha opinião nesse post, rsrs... E após a morte do irmão, Cleo colocou o pequeno Cesarion de 4 anos como co-regente.

Durante os anos seguintes, Marco Antonio, apoiado por Lepido e Otavio (sobrinho-neto e recém adotado filho de Cesar) passaram a guerrear contra os assassinos de Cesar, Cassio e Brutus. Claro que os romanos que não conseguiam resolver seus problemas domesticos sem envolver os vizinhos, foram pedir ajuda de Cleo. Cassio pediu o exercito romano que Cesar tinha deixado no Egito, e queria verba também, mas Cleo disse que o Egito enfrentava uma peste e que só podia mandar o exercito que era romano mesmo pra ele. Antonio também pediu ajuda, e Cleo montou uma esquadra e foi ela mesma comandando os navios pra se encontrar com seus aliados, mas uma tempestade fez os navios naufragarem e Cleo quase morreu na praia.

Depois de derrotar os assassinos, ele, Otavio e Lepido formaram o segundo triunvirato, e Antonio ficou com o lado oriental dos territorios romanos, justamente aonde ficava o Egito. Antonio convocou todos os reis clientes dessa parte oriental pra confirmar seus tronos e suas lealdades, e mandou um emissario pra Cleo a convocando também pra que ela explicasse alguns pontos. Cleo ficou tão ofendida com a insinuação de traição que ignorou solenemente os convites-convocações de Antonio por meses... Quando ele ja estava cansado de esperar e já não tinha esperança de fazer com que Cleo fosse encontrar com ele, em mais uma das suas impressionantes entradas que entraram pra historia e viraram lenda, eis que surge Cleo vestida de Isis-Afrodite, numa barcaça mitica dourada, adornada com luzes e incensos que deixou toda a população de Tarso, a cidade aonde Antonio havia firmado seu Q.G., deixando todo mundo de boca aberta. Cleo chegou dizendo que Afrodite (ela) viera encontrar Dionisio (Antonio, e em outra oportunidade eu explicarei melhor o porque Antonio era assimilado a Dionisio) pela felicidade da Asia! Genial!



Antonio, que já devia ter uma quedinha por ela, caiu aos seus pés, e quando Cleo pediu a ele que desse um jeito em Arsinoe (que no momento estava exilada em Éfeso e que já estava tramando um novo golpe pra reconsquitar o trono do Egito), ele não pensou duas vezes e mandou arrastarem a princesa pra fora do templo de Artemis aonde ela vivia e a matassem. Depois disso, foi pro Egito se encontrar com Cleo, aonde o casal apaixonado curtiu a vida adoidado por varios meses até que Antonio precisou volta pra Roma pra resolver mais uma guerra civil entre seu irmão, sua esposa Fulvia, e Otavio.

Chegando lá e resovida a questão, Antonio fez as pazes com Otavio e casou com a irmã dele, Otavia, pra selar o acordo de paz entre os dois. Na mesma época, Cleo estava dando à luz ao casal de gemeos sol e lua deles, Alexandre Helios e Cleopatra Selene. Mas as crianças tiveram que esperar 3 anos pra conhecerem o pai. Quando o clima entre Antonio e Otavio já tinha ido pro saco de novo, Antonio largou a esposa e as duas filhas, e foi pra Antioquia encontrar Cleo e conhecer os filhos. Lá, ele deu de presente pra Cleo, varios territorios que fizeram parte do Imperio Ptolomaico no passado como uma especie de presente de casamento, mesmo que o casamento deles não pudesse ser validado, nem porque Cleo não era romana, muito menos porque Antonio continuava casado com Otavia, mas apartir daí, eles passaram a se considerar marido e mulher.

Antonio logo partiu pra mais uma campanha militar, e Cleo voltou, novamente gravida, pro Egito. Mal o filho caçula deles, Ptolomeu Filadelfo, nasceu e ela teve que pegar um navio na época mais perigosa pra viagens maritimas da epoca pra socorrer Antonio, que tinha se dado super mal no campo de batalha e estava com um exercito doente e maltrapilho morrendo de frio no litoral da atual Turquia esperando por ela. Era inverno! Otavia também foi, mas Antonio a mandou de volta pra Roma e ficou com Cleo ao seu lado. De vota à Alexandria, Antonio resolveu fazer uma especie de Triunfo pra ele, mas aos moldes dos Ptolomeus, e no final do Triunfo, distriuiu titulos e reinos (territorios romanos) entre Cleo e seus filhos, além de declarar Cesarion unico filho e herdeiro legitimo de Cesar, uma afronta direta a Otavio! Pouco tempo depois, Antonio se divorciou de vez de Otavia, e Otavio ficou possesso! Mas ao invés de declarar guerra a Antonio, declarou à Cleopatra, dizendo que ela tinha enfeitiçado Antonio e que agora queria tomar conta de Roma. o.O

Otavio não dava ponto sem nó, pois com essa guerra ele daria cabo de Antonio que era seu principal rival em Roma, e com Cesarion, o verdadeiro filho de Cesar, além de por a mão na fortuna de Cleo, que era a mulher mais rica do mundo na época (e uma das maiores fortunas de todos os tempos). Portanto, a guerra contra Cleopatra era otimo negocio pra ele!

Roma se dividiu entre Antonio e Otavio, e a propaganda pra ferrar com o oponente foi ferrenha entre os dois. Logo os dois exercitos estava na Grecia pra lutar a fatidica baltalha de Acio. Antonio e Cleo tinham tudo pra vencer essa guerra, Antonio era melhor general, tinha o melhor exercito, mais fundos pra bancar a guerra, metade do senado lá com ele, mas os romanos não aceitavam a presença de Cleo na guerra, afinal, guerra não era lugar pra mulher! Não interessava que Cleo não fosse uma mulher qualquer, que ela estivesse financiando a guerra deles, nem que sem ela eles não teriam esquadra nenhuma. Por conta disso, muitos romanos acabaram desertando, deixando Antonio na mão. Depois de um ano acampados em Acio, passando por epidemias que eram super comuns em acampamentos militares, e com varias deserções, Antonio decidiu voltar pro Egito, e pra isso, precisaria salvar o tesouro que Cleo tinha levado pra financiar a guerra e que estava em seu navio. E durante a fuga, é claro que houve uma batalha, e durante essa batalha, Cleo conseguiu sair ilesa com seu tesouro, mas os outros navios não. Daí surgiu aquela historinha pra boi dormir de que ela tinha abandonado Antonio e patatipatatá, mas na verdade, era pra todos os navios fugirem dali. Só não se sabe se os navios não saíram porque não conseguiram, ou porque se rebelaram e resolveram ficar pra lutar. No fim, Cleo e Antonio voltaram pro Egito, Antonio entrou em depressão, e Cleo começou a se preparar pra uma nova guerra ou pra uma provavel fuga.

No ano seguinte, Otavio chegou no Egito com o exercito, Antonio tinha uns poucos batalhões num numero muito inferior ao do oponente. Meses antes ela tinha tirado Cesarion do Egito, tentado salvar sua frota em vão, e construido seu mausoleu. As negociações entre Antonio, Otavio e Cleopatra não tinham dado em nada, e Cleo sabia que não tinham chance contra Otavio, e Cleo só conseguiu sua atenção quando ameaçou botar fogo em todo seu tesouro pra que Otavio não pusesse as mãos nele. Mas nada pode evitar a derrota!

O fim todo mundo já conhece: Antonio perde a batalha, e pensando que Cleo está morta tenta se suicidar mas não consegue, é levado ferido pro mausoleu aonde Cleo está, e é içado por uma corda pela propria Cleo pois não dava pra abrir a porta do mausoleu, e morre em seus braços. Cleo fica insana pela perda de Antonio, chora, rasgas as roupas, se mutila (costumes do luto helenico), e quando os romanos conseguem captura-la ela está totalmente acabada, com as roupas rasgadas e cheias do sangue de Antonio e cai doente, totalmente deprimida. Otavio ameaça matar seus filhos com Antonio caso ela tentasse morrer por não deixar que fosse cuidada ou não comesse. Dias depois ela pede pra Otavio pra fazer ela mesma o funeral de Antonio, e depois de organizar e sepultar Antonio em seu mausoleu, se suicida.


Após a morte de Cleopatra, Otavio fez seu Triunfo em Roma exibindo uma efígie da rainha sendo picada por uma cobra, e com a rainha morta, quem desfilou como prisioneiros foram seus filhos com Antonio, os gemeos Alexandre Helio e Cleopatra Selene de 10 anos e Ptolomeu Filadefo de 6, todos acorrentados tal qual sua tia Arsinoe no Triunfo de Cesar anos antes. O Egito nunca mais foi o que era antes, um império, passou a ser mais uma colonia romana. E Roma teve uma mudança radical nas finanças, o tesouro de Cleopatra não só pagou as tropas de Otavio, mas inflacionou tudo em Roma por anos.

Otavio escolheu o mes de agosto, ao invés do seu mes de aniversario pra homenagem que receberia tal qual Cesar, aonde um mes do ano recebia o nome do homenageado, e agosto recebeu esse nome em honra de Otavio "Augusto". E ele escolheu o mes de agosto porque foi o mes em que derrotou Cleopatra.

WOW! Eu tentei fazer um super resumo sobre ela e olha como ficou longo! Imagine só quando eu for escrever mais aprofundadamente! o.O



===

No proximo post falarei de Arsinoe IV, a irmã mais nova da famosa Cleo e sua filha Cleopatra Selene que eu queria falar junto com a famosa Cleo, mas devido à extensão do texto, achei melhor dividir ;)
É, eu sei que falo mais que a boca! =P

;)

Anywayz... Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!