O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

As Cleopatras - parte 5



As Cleopatras

Chegamos ao fim das Cleopatras Ptolomaicas.
Após a morte de Cleopatra Selene e de sua provavel filha chamada Cleopatra, não se tem mais registros de descendentes ptolomaicas que tivessem recebido esse nome ou usado como titulo.
Claro que houveram outras Cleopatras mais pra frente, como tem até hoje, mas nem de longe chegariam aos pés das ptolomaicas ;)


Arsinoe IV


suposto rosto de Arsinoe

Apesar de nunca ter usado o nome Cleopatra, eu achei interessante coloca-la aqui na listinha de Cleopatras pela grande importancia que ela teve no reinado da sua irmã mais velha, a famosa Cleo.

Irmã mais nova da famosa Cleo, filha caçula de Ptolomeu XII Auletes, rainha do Chipre e rainha do Egito em oposião à Cleo. Arsinoe é a princesa ptolomaica que não se contentou em ser apenas rainha do Chipre e foi à guerra contra Julio Cesar.

Após a morte de seu pai, Auletes, sua irmã Cleopatra foi coroada rainha ao lado de seu irmão Ptolomeu XIII, e Arsinoe e Ptolomeu XIV ficaram em segundo plano. Durante o curto periodo do reinado de Cleo antes de seu exilio na Siria, Arsinoe teve que ficar na moita, mas é bem provavel que ela estivesse conspirando junto com os conselheiros de seu irmão-faraó pra ser a substituta de Cleo no trono, tanto que assim que Cleo foi deposta, ela estava prontinha pra ser coroada rainha ao lado de Ptolomeu XIII, e na época ela era só uma adolescente, tendo menos de 18 anos de idade.

Arsinoe fazia parte da facção egípcia que queria acabar completamente com a mania que os romanos tinham de dar qualquer pitaco no governo dos Ptolomeus. Mas o fato é que essa não era a opção mais inteligente naquele momento em que Roma engolia todos os reinos helenicos que se opusessem à ela. O Egito já não era um Imperio militarmente forte há mais de um século, e andava na corda bamba com Roma por causa do testamento do tio avô dela, Ptolomeu X Alexandre, portanto, a qualquer momento o Egito poderia ser anexado aos territorios romanos. Mas tudo isso não impediu que a falta de noção, de bom senso e de estrategia politica impedisse que os conselheiros de Ptolomeu XIII depusessem Cleopatra por ter ajudado Pompeu, ou de ter matado Pompeu quando ele chegou no Egito, nem de ter hostilizado Cesar quando ele chegou em Alexandria.

Arsinoe adulou Cesar o maximo que pode até que Cleopatra voltasse clandestinamente pro palacio. Mas depois da volta da irmã, Cesar que ja andava de nariz torcido praqueles Ptolomeus, tomou partido de Cleo deixando Arsinoe no banco de reserva de novo. Claro que Cesar lhe deu a coroa do Chipre ao lado de seu irmão mais novo, mas quem disse que ela queria ser apenas rainha do Chipre se poderia ser do Chipre e do Egito ao mesmo tempo?

Arsinoe não pensou duas vezes pra fugir do palacio durante à noite acompanhada apenas de seu tutor Ganimedes pra assumir o controle do exercito egípcio. E se alguem ainda pudesse achar que Arsinoe era apenas uma marionete nas mãos dos turores, ela mostrou que pensava muito bem por si propria quando mandou matar Aquilas, o comandante do exercito egípcio que era também um dos conselheiros de seu irmão, e pôs Ganimedes no seu lugar. Arsinoe então se declarou a verdadeira rainha do Egito, e exigiu a libertação de seu irmão-faraó que ainda estava no palacio com Cesar. Pois é, essa ptolomaica puxou à familia, pois mesmo não tendo chegado aos 18 anos, ela declarou guerra à Cesar, o sitiou na cidade e por muito pouco não venceu!

Mas ela não contava com a experiencia e a genialidade militar de Cesar, e seu exercito acabou fugindo quando viu que não tinha chances. Na fuga, Ptolomeu XIII caiu num pantano e morreu afogado por causa do peso da sua armadura de ouro puro, Arsinoe e Ganimedes foram capturados e enviados pra Roma, aonde esperariam pela sentença de morte.

Durante o Triunfo de Cesar, uma especie de parada gay com muitos carros alegoricos estilo escola de samba carioca, que simbolizavam as principais caracteristicas dos reinos conquistados pelos romanos, Arsinoe e Ganimedes desfilaram como prisioneiros de guerra.

Templo de Artemis em Efeso

Ela desfilou usando correntes de ouro e sabia que sua irmã estava na plateia vendo a sua desgraça. No final do Triunfo, os prisioneiros eram estrangulados até a morte, mas a população de Roma ficou chocada ao ver uma princesa, descendente da dinastia mais rica do mundo, ser tratada desse jeito, e não houve outro jeito senão Cesar a perdoar e exilá-la no Templo de Artemis em Efeso. Ganimedes foi executado junto com os outros prisioneiros de guerra.

Arsinoe viveu os proximos anos em Efeso apenas esperando pela oportunidade de botar as garras de fora de novo. Lá ela estava em total segurança, afinal, dentro de um templo era proibido qualquer ato de violencia, e ninguem poderia fazer nada contra ela. E aos poucos ela foi reunindo partidarios que passaram a considera-la a verdadeira rainha do Egito fora do Egito.

Quando Cesar morreu, e começou a guerra entre os assassinos e os vingadores de Cesar, Arsinoe apoiou os assassinos, obvio! Quando Cassio exigiu que Cleopatra lhe enviasse tropas e dinheiro, Arsinoe fez de tudo pra se aproximar dele, e quando Cleo mandou que suas tropas nas provincias egípcias fossem apoiar Antonio, Arsinoe intercedeu e fez com as tropas fossem pra Cassio, deixando Cleo em maus lençóis tanto com Antonio quanto com Cassio. Arsinoe conspirou o que pode agora que Cleo estava sem seu protetor e o mundo romano estava totalmente instavel, sem saber quem seria seu novo governante.

Mas... Arsinoe se deu mal, pois os assassinos de Cesar perderam, morreram e o mundo romano ficou nas mãos de Antonio que era aliado de Cleo, e que acabara de se tornar seu novo amante e protetor. Cleo pediu pra Antonio dar um jeito na Arsinoe que estava novamente conspirando contra ela, e ele mandou soldados entrarem no templo e arrastarem Arsinoe pra fora aonde a mataram. Esse foi um dos maiores escandalos da época! Imagina invadir um templo, ainda mais o templo mais importante daquela parte do mundo, uma das 7 maravilhas, e tirar uma protegida dos sacerdotes na marra pra mata-la em frente ao templo! Ultrajante!!!

Depois da morte da princesa, seus partidarios construiram um mausoleu em forma de octagono, tal qual o Faról de Alexandria, e a sepultaram lá. Recentemente, alegaram terem encontrado o esqueleto dela num mausoleu com essa mesma descrição, e fizeram até uma reconstrução de sua face mesmo não tendo o cranio do esqueleto o.O , mas existem inumeras controversias se esse esqueleto era mesmo de Arsinoe, que merecem um post a parte!


Cleopatra Selene II


busto de Cleopatra Selene como rainha da Mauritania

A ultima Cleopatra da lista é Cleopatra Selene, a gêmea “lua” de Alexandre Helio, o gêmeo sol, filhos da famosa Cleo VII e seu amado Marco Antonio.

Cleo Selene e Alex Helio nasceram da primeira etapa do tórrido romance de seus pais, mas como o casal se separou antes do nascimento dos gêmeos, e Antonio acabou se casando com Otavia na mesma época em que Cleopatra dava à luz, eles só foram conhecer seu pai quando já tinham 3 anos de idade, durante o reencontro de Cleo e Antonio em Antiochia. Assim como seus irmãos, Cleo Selene teve os melhores tutores do mundo helenico, um deles era Nicoleu de Damasco, que acabou se tornando tutor e biografo de Herodes algum tempo depois.

Aos 7 anos de idade, ela foi nomeada rainha de Cirene, durante as Doações de Alexandria, mas ao contrario de seu irmão gêmeo, não foi prometida a nenhum príncipe.

Seus pais morreram quando ela tinha apenas 10 anos de idade, e foi levada pra Roma junto com seus irmãos Alex Helio e Ptolomeu Filadelfo. No ano seguinte, as 3 crianças desfilaram acorrentadas no Cortejo Triunfal de Otavio em comemoração à vitoria sobre Cleopatra e Antonio, e logo em seguida foram integrados às diversas crianças da família de Otavio, sendo criada por Otavia, ex-esposa de seu pai, e Livia, mulher de Otavio, ela e os irmãos tiveram uma educação romanizada apartir de então. Lá ela teve a oportunidade de conhecer os irmãos que ainda não conhecia, como Iulo, filho de Antonio de seu casamento com Fulvia, e filhas de Antonio e Otavia, Antonia Maior e Antonia Minor, além dos filhos de Otavia de casamentos anteriores, o filho de Livia, entre outros órfãos de guerra de famílias reais derrotadas. Selene só não teve oportunidade de conhecer uma de suas meia-irmãs, a filha mais velha de Antonio que também se chamava Antonia, e que tinha casado ha pouco tempo com o rei de Smirna.

Um desses órfãos que também viviam com a familia de Otavio, era Juba, filho do rei da Numnidia derrotado por Cesar pouco tempo antes de sua morte. Juba, assim como Selene e seus irmãos, também havia tido que desfilar acorrentado durante um triunfo quando tinha por volta de 5 anos de idade. Talvez a ligação dos dois tenha começado aí, mas talvez não, já que Juba era uns 10 anos mais velho que Selene, e, como estava tendo uma educação totalmente romanizada, já devia estar começando sua educação militar. Parece que o casamento de Selene e Juba foi sugerido pela madrasta Otavia, e que Otavio acabou achando uma boa, já que gostava muito de Juba.

O fato é que, quando Selene tinha por volta dos 15 anos, Otavio deu sua mão em casamento ao gatíssimo Juba que estava pra voltar pra Numnidia e assumir o trono que era de seu pai como rei cliente de Roma, e como dote, deu o reino da Mauritânia pra Selene. É muito provável que Alex Helio e Ptolomeu Filadelfo tenham ido com Selene pra Numnidia, mas não se tem certeza, porque só o nome de Ptolomeu Filadelfo aparece em algumas raras fontes posteriores ao casamento da irmã.

O casal real foi pra Numnidia, mas acabou tendo que fugir de lá devido às revoltas do povo, então foram pra Mauritânia, aonde o casal conseguiu se estabelecer, reinar e fazer florescer uma nova era no Norte da África.

Além de lindo, Juba também era super inteligente, escreveu pelo menos 50 livros e fez importantes contribuições intelectuais pra sua época. E ele e Selene foram excelentes politicos, super diplomatas conseguindo se manter nas graças do Imperio Romano por todo o seu reinado, sendo inclusive, o braço direito de Otavio, que agora era Augusto, e se manter como reino independente de Roma. E podemos ver que o casal realmente se amava e se respeitava muito através da influencia que Selene teve no reinado de Juba, aonde se pode ver uma forte inspiração egípcia-ptolomaica na arte, arquitetura e nas moedas deles. Outro fator que mostra descaradamente a influencia de Selene sobre o maridinho é o nome dos filhos deles, nomes ptolomaicos e não da dinastia de Juba! Num mundo aonde mulheres não tinham nome proprio, mas versões femininas do nome do pai, que era a familia do homem que sempre era tomada como a principal, dar os nomes da familia da mãe e não do pai demonstra o quanto essa mulher era importante, influente e poderosa pra esse marido.


bustos de Juba e Selene, e moeda dos dois juntos

Cleo Selene teve pelo menos 3 filhos com Juba, mas acredita-se que tenha tido até 5. Sua filha mais velha, provavelmente se chamou Cleopatra, digo provavelmente porque a existência dessa filha é um tanto controversa, apesar de o nome ser totalmente tido como certo, e ela teria morrido bem jovem, talvez na infância ou na pré-adolescencia, pois também não se tem nenhum registro de casamento dela. Depois nasceu o príncipe herdeiro, Ptolomeu, que sucederia aos pais no trono da Mauritânia. Apesar de que, varios estudiosos acreditam que ela teve dois filhos chamados Ptolomeu, e que o mais velho morreu ainda na infancia. E por ultimo, uma temporã, Drusila, que recebeu esse nome em homenagem à Livia Drusila, esposa de Otavio, que agora já era o Imperador Augusto, e o nome Drusila se tornou muito popular nessa epoca, além do que, Juba era um protegido de Otavio e muito amigo de Tiberio, filho de Livia Drusila e futuro imperador de Roma.

Cleo Selene foi uma grande rainha, honrou o nome de sua mãe durante toda a sua vida, assimilou seu papel com Isis, e tentou reconstruir uma miniatura de Alexandria em sua capital mauritanea, Cesaréia, além de ter sido muito amada não só por seu marido, como também por seu povo, tanto que quando ela morreu, ela foi sepultada num mausoléu grandioso aonde tem um poema em sua homenagem a comparando com a lua, já que Selene era a deusa da lua da mitologia grega.

A lua escureceu a si mesma, subindo ao pôr do sol,
Cobrindo o seu sofrimento durante a noite,
Porque ela viu seu linda homonina, Selene,
Sem respiração, descendo ao Hades,
Assim como ela tinha a beleza de sua luz,
E misturou sua própria escuridão com sua morte


mausoleu de Juba e Selene em Cherchel, a antiga Iol/Cesareia


Foi através de Cleo Selene que a linhagem de Cleopatra e dos Ptolomeus se manteve viva por gerações e gerações de reis helênico-asiáticos e até mesmo de 2 imperadores romanos. A Imperatriz síria, Zenobia de Palmira, que se revoltou contra Roma dois séculos depois, se dizia uma das descendentes de Cleopatra através de Selene.

===

No proximo post falarei brevemente de outras princesas helenicas e judias chamadas Cleopatra. Princesas que você nem imaginava que existiram!


;)

Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!