O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

domingo, 29 de maio de 2011

As Cleopatras - parte 6


As Cleopatras


E agora outras Cleopatras do mundo antigo, porque o nome, apesar de ser uma especie de carro-chefe dos Ptolomeus, não era exclusivo da dinastia!

Cleopatra de Ponto

Tigranes

Filha de Mitridates VI e Laodice, esposa de Tigranes, .
Essa Cleopatra não era ptolomaica, mas seleucida, a dinastia rival da famosa Cleo.
Cleopatra também é chamada de Cleopatra Maior, já que tinha uma irmã com o mesmo nome.
Essa Cleo não ía muito com a cara do marido, que era só 47 anos mais velho que ela, enquanto ela só tinha 16. Tudo bem que naquela época era muito comum uma adolescente de 15, 16 anos de casar com homens que tinham idade pra serem seus avós, mas nem por isso essas moças deveriam gostar disso, né? Mas mesmo não gostando da idéia do marido tão mais velho assim, ela teve 4 filhos com ele, Zariadres, Artavasdes II da Armenia, Tigranes e uma filha que se casou com o rei Pacorus I da Partia.

O caso aqui era a questão política com a mal fadada Roma, pra variar! Acontece que Mitridates, o pai da Cleo, foi o pior inimigo de Roma por decadas, e o marido Tigranes era mais condescendente, até porque, não era qualquer rei que podia bater de frente com Roma, e Tigranes não era bobo nem nada. E a Cleo, que era partidaria da filosofia do pai (que já estava morto após ser finalmente derrotado por Roma), não aceitava muito bem a relação do marido com os romanos. Foi então que ela começou a instigar os filhos a conspirarem contra o pai, Tigranes descobriu e executou Zariadres.

Tigranes, o filho, não o pai, foi se encontrar com os partos pra tentar dar um golpe no pai e se tornar o novo rei, mas o rei dos partos, Phraates, viu que não va lia a pena já que a capital do reino deles estava muito bem protegida por Tigranes pai, então Tigranes filho fugiu pra Roma e tentar o apoio Pompeu, que era o grande inimigo romano do pai dele na época. Pompeu até foi pra cima do Tigranes pai, mas não destronou o velho rei, pelo contrario, prendeu Tigranes filho e o mandou pra Roma, aonde ficou sob a custódia de alguns romanos em diferentes momentos. Tigranes filho conseguiu escapar por pouco tempo durante uma viagem de navio, mas acabou prisioneiro de novo depois de uma nova batalha entre partos e romanos.

No final de toda essa zona dentro de casa, Cleo fugiu de volta pra corte de seu pai aonde viveu pro resto da vida.

O filho dela, Artavasdes da Armênia, acabou se tornando um dos inimigos de Antonio durante a campanha contra a Partia. Depois de trair Antonio ele e toda a sua familia foram capturados e desfilaram acorrentados no triunfo alexandrino de Antonio, ao nde ele foi executado diante da famosa Cleo.

Duas irmãs dela, Nysa e Mitridatis, quase entraram pra Dinastia Ptolomaica, pois foram noivas do pai e do tio chipriota da famosa Cleo. Se o mundo já é pequeno antes, imagina naquela época!

Cleopatra da Judeia

Herodes o Grande

Foi a quinta das 10 esposa de Herodes e mãe de dois de seus vários filhos, Herodes e Herodes Felipe II. Não se sabe muito sobre ela, só que ela era provavelmente filha de um aristocrata judeu que a casou com Herodes pra concretizar uma aliança politica.

Herodes não era muito bem visto pelos judeus, então esses casamentos eram de suma importancia pra ele se firmar no trono. Aliás, a corte de Herodes também era um ninho de cobra. A sogra dele, Alexandra detestava o genro, e diversas vezes escreveu pra famosa Cleo pra que ela intercedesse com Antonio em favor dela e dos filhos e contra Herodes. A famosa Cleo que era inimiga de Herodes até intercedia, mas parece que Antonio não deu muita bola não, porque nessa época ele estava mais preocupado com a campanha contra a Partia dele.

O casamento dessa Cleo durou 15 anos, e depois que Herodes morreu, seus filhos foram mandados pra Roma pra receberem a já clichê educação romana.

O filho dela, Herodes Felipe II, acabou se tornando tetrarca de 1/4 do reino do pai dividido entre 4 de seus filhos. Ele se casou com a famosa Salomé que não ía com a cara do João Batista.



Santa Cleopatra

É, teve uma Cleopatra que virou santa! Essa era da Palestina, e viveu entre os seculos III e IV d.C. Ela era viúva e tinha um filho chamado João quando testemunhou a execução de São Varus, e levou os restos mortais dele de volta pra sua terra natal.

Depois que o filho dela morreu, ela sonhou que Varus e João apareciam luminosos pra ela com coroas na cabeça, e ela interpretou como se Deus tivesse aceitado seu filho tivesse no reinos dos céus. Então tá, né! Mas foi isso que a motivou a viver pelo cristianismo. Ela então construiu uma igreja aonde depositou os restos mortais de Varus e de João. Os dois realizaram inumeros milagres, e Cleopatra doou sua propriedade para os pbres e viveu o resto da vida apenas para Deus. Ela e o filho foram canonizados como santos da Igreja Ortodoxa Cristã e também são santos da Igreja Copta Cristã.

Outras Cleopatras

Teve ainda uma outra Cleopatra, que viveu entre os séculos VIII e VII a.C, que foi esposa de Perdicas I, rainha da Macedonia bem do inicio da dinastia argaede, ou seja, a de Alexandre o Grande, e que seria antepassada de Ptolomeu I Soter através de sua mãe Arsinoe, que pertencia à familia real. Mas não consegui encontrar nada sobre ela além do nome em uma lista de reis e rainhas da Macedônia. E ainda uma Cleopatra alquimista, que teria vivido em Alexandria e imortalizado o processo esquematizado que Maria Profetissima inventou a kerotakis, uma panela tampada pra cozinhar ingredientes esotericos no vampor, esse processo virou o famoso "banho maria", em seu livro "A ourivesaria de Cleopatra".


===

E agora chega de falar de Cleopatras...
Em breve, um post sobre as princesas ptolomaicas que não se chamaram Cleopatra, Arsinoe e Berenice. Sim, houve mulheres que não usaram os nomes tradicionais da familia. Foram poucas, mas nem por isso devem ser esquecidas, não é?

Futuramente, pode ser que eu faça um post sobre as Cleopatras mitologicas, que eu não acho tão interessantes assim, mas quem sabe mais pra frente, né? Não vou prometer nada por enquanto.
Por hora eu tenho outras coisas legais e bem mais interessantes pra postar por aqui

;)

Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!